Como foi a experiência e o que aprendi com ela?!
O choque de realidade...
Já estava acostumado a trabalhar em escritórios aqui no Brasil quando decidi morar fora, mas me doei tanto aos estudos, quanto aos estágios para uma imersão cultural, uma experiência que me moldou em muitos aspectos.
Todo conhecimento e referência que tinha do Brasil, eram mínimos dentro de uma nova cultura e língua, precisei me esforçar duas vezes mais e explorar meus aspectos naturais para me desenvolver, sem essa de Hard Skills e ferramentas, precisei encarar as oportunidades que tinham e mostrar meu valor dentro disso, muitas vezes, em áreas com as quais eu nunca havia trabalhado antes.
Aqui entram as tão faladas Soft Skills, e sim, elas contam muito!
Precisei voltar pra mim mesmo e reconhecer meus maiores pontos fortes, como, um bom relacionamento interpessoal, a escuta ativa, a habilidade de trabalhar bem em grupo e a própria força de vontade.
Via estes aspectos como características pessoais, "Quem as consideraria em uma entrevista de emprego?" Pois bem, foram exatamente elas que me ajudaram a conquistar esses primeiros desafios.
Vencendo as barreiras do mundo...
Comecei simples e fazia tudo com muito entusiasmo e carinho nos detalhes, principalmente ao tratar com pessoas, esse comportamento ganhou a atenção de vários chefes europeus, que não estavam acostumados com tal postura.
A força de vontade somada a um tratamento delicado e uma experiência impactante criaram uma rede de contatos e indicações, o famoso network. Aqui eu deixo uma reflexão: "Mais vale um profissional com resultados e bem avaliado do que um currículo extenso e teórico"...
Com barreiras vencidas e novos aprendizados, foi hora aplicá-los em casa...
No fim, aprendi que tudo gira em torno de pessoas, em como você faz elas se sentirem e nas experiências que você pode proporciona-las, tanto internamente na rotina de trabalho, quanto nas entregas, isso agrega valor e profissionalismo.
Essas vivências me ensinaram muito a superar desafios difíceis fora da minha zona de conforto, me fizeram evoluir como profissional, de forma que hoje, conto com estes aprendizados para solucionar novos desafios que surgem ao longo da jornada.